O Hapkido (ou Hapkidô) consiste em uma arte marcial sulcoreana especializada em defesa pessoal e táticas de sobrevivência muito utilizadas nos exércitos de vários países como treinamento dos militares.
O método utiliza técnicas de torçoes, imobilizações, projeções, escapes, esquivas, socos, cotoveladas, chutes, joelhadas, rolamentos, alongamento e respração baixo ventre.
A partir do nível Faixa-Preta, inicia-se o treinamento com armas marciais: bastões, espadas, bengala, tonfa, punhal, nunchako e leque. O Hapkido como defesa pessoal, utiliza qualquer instrumento ou material para enfrentar agressões injustas.
A luta do Hapkido ocorre em qualquer ambiente e desenvolve-se em pé utilizando golpes traumáticos e percussivos, chutes e socos ou ainda no solo com as técnicas de imobilizações e controles.
A partir de Mestre (4º DAN), o faixa preta incorpora ao seu treinamento do Hapkido, o conhecimento de pontos de acumpuntura e massagem. Tais pontos são utilizados em técnicas de imobilizações e torções causando muita dor no adversário, porém esses mesmos pontos podem ser utilizados em tratamentos e terapias.
Estudos demonstram que crianças que praticam artes marciais apresentam maior autocontrole, concentração e disciplina. Além de diminuir a agressividade e ansiedade, têm maior qualidade de sono.
Crianças hiperativas se beneficiam pelo aprendizado do equilíbrio e da disciplina, e passam a entender que há tempo para tudo, desde a saudação em silêncio até o momento de extravasar a energia.
A auto confiança e a concentração são estimuladas. A parte física tem como reflexo o equilíbrado desenvolvimento musculoesquelético, maior coordenação, força e resistência.
A prática do Hapkido por si só desenvolve um novo comportamento social e psiquico a partir da própria metodologia, da hierarquia, das regras, valores e da ética do Hapkido.
As mulheres também têm muito a ganhar com essa prática, por atuar de forma preventiva nas artroses em geral, na artrite reumatóide e em várias outras patologias.
A prática do Hapkido diminui o estresse e a agressividade. A técnica de respiração baixo-ventre contribui para harmonizar a mente, colaborando com a concentração e atenção plena.
Além de um excelente método de defesa pessoal, o Hapkido se propõe a ensinar a respirar corretamente, trabalhar a força, velocidade e coordenação motriz. Auxilia na prevenção da osteoporose, por ser uma atividade física de força, que estimula os ossos e a musculatura.
Tanjon Hohopop é uma técnica respiratória utilizando como base o diafragma para fortalecer todo o corpo físico e psiquico. Esse exercício respiratório consiste em expandir o diafragma e levar o ar rico em oxigênio até o abdômem.
É através dessa técnica que se consegue aumentar significativamente a capacidade volumétrica dos pulmões em mais do dobro, oxigenando o corpo e principalmente o cérebro, o que contribui para enfrentar os momentos de tensão e estresse, sendo um passo importante para restabelecer o equilíbrio e harmonia interior.
O Hapkido mais do que uma luta, é um caminho que ensina a ter disciplina, respeito e autocontrole, além de fortalecer o corpo.
Mente sã em corpo são e espírito equilibrado.
Essa é a proposta da denominada Arte Marcial da "coordenação da energia interior".